O processo de criação do tutorial mais recente da Pixels Render é um ótimo exemplo da importância de pesquisar o assunto sobre o qual você pretende criar qualquer coisa.

A imagem utilizada no tutorial é do vídeo clipe “Faça sua Rima/Sorrir - África lá em Casa” produzido por nossos parceiros da Fabriketta de Cinema.

Ao assistir o clipe não tivemos dúvidas de que essa imagem seria perfeita para criação de um efeito de reconhecimento biométrico através dos olhos, tão comum em filmes de ficção científica.
Com a imagem em mãos e a idéia na cabeça (nenhuma relação com Glauber Rocha) iniciam-se 2 frentes de pesquisa.
Primeiro fomos estudar o aspecto científico, ou seja, o que é, como funciona, os tipos, terminologias, etc. Segundo, fomos procurar referências estéticas para verificar como as pessoas representavam isso nos filmes; se tinha algo a ver com a realidade ou era apenas um efeito criado para causar impacto.
As constatações estão logo abaixo:
Biometria: pesquisa de material referente ao procedimento de reconhecimento através dos olhos (ou outras partes do corpo); sem nos alongarmos muito nesse assunto que é muito técnico e talvez pouco interessante para grande parte de nossos leitores, existem 2 tipos de reconhecimento biométrico ocular: leitura de íris e leitura de retina. Segundo nossos estudos a leitura de retina é mais eficiente.
Referências estéticas: buscamos filmes de ficção científica que tivessem imagens de reconhecimento pelos olhos; ao contrário do que nossa memória tentava nos provar, a maioria das cenas desse tipo que encontramos não tinham nada de pirotecnia e eram muito rápidas.
Na maioria dos casos, mais do que efeitos extravagantes, a edição e o contexto o tornam verídico, no entanto, vale uma ressalva: a leitura biométrica na realidade não emite nenhum tipo de laser,mas, para transmitir a idéia de varredura ou leitura ocular são criados os efeitos que vemos.

Outra constatação: foram encontradas muito mais referências que remetem à leitura de retina do que de íris.
Conclusão: Retina 2 x 0 Iris.

Só então partimos para a produção estética do tutorial.
Veja o resultado.