Para o profissional de motion graphics, tão importante quanto dominar os softwares é ter conhecimento conceitual, um bom repertório audiovisual, um olhar apurado e conhecer os procedimentos/técnicas que envolvem a produção audiovisual.
Praticamente todo profissional presente num set de filmagem(seja ele, operador de câmera, diretor, produtor ou eletrecista) sabe o que é um triangulação básica de iluminação ou iluminação de três pontos, um profissional da pós-produção também deve saber.
No tutorial painel de aeroporto, por exemplo, não temos nenhum material gravado, no entanto a aplicação dessa técnica trás mais realismo para esse grafismo, alem de permitir direcionar o olhar e acrescentar volume e dramaticidade à cena.

Triangulação Básica
Ilustração Dri Matsuda.

Key light (luz dura) também chamada de luz principal por assumir esta função. A partir do ponto onde está a câmera é que esta luz deve ser gerada e direcionada ao personagem, tanto que pode ser posicionada sobre a câmera, podendo ter sua lateralidade variando para a esquerda ou para a direita, dessa forma, se estiver direcionada para o lado direito, este ficará com o lado muito bem iluminado, enquanto o outro ficará com áreas de sombra intensa.

Fill Light:(refletore de luzes suaves) também conhecida como luz de preenchimento. As sombras geradas pela key light são suavizadas pela fill light que completa a iluminação do objeto a ser filmado. Ela suaviza a luz principal e deve ser posicionado no lado oposto da key light, em relação a câmera.

Back light (contra-luz). Ela pode ser dura ou suave; tudo depende do efeito que deseja com esse efeito. Para completar a iluminação, usamos uma luz atrás do objeto (lembre-se que as duas primeiras luzes ficam posicionadas na frente), já back light fica atrás para amenizar o que está sem iluminação e dar contorno ao objeto.
Lembrando que isso é apenas uma diretriz básica e não uma regra rígida, imutável.Além disso, vale ressaltar que essa é apenas uma dica básica de esquema de iluminação o assunto “direção de fotográfica” é muito mais complexo que isso.